quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

QUEIJO DE LEITE DE PORCA ACREDITA QUE JÁ TEM? Você encararia ou sentiria repulsa?























Assisista o Video :

Queijo de leite de vaca, de búfala ou de cabra todo mundo conhece. Mas já pensou em encarar queijo de leite de porca?  Você tomaria ou sentiria repulsa? Pois saiba que tal produto existe: Uma fazenda holandesa anuncia o primeiro queijo feito exclusivamente com leite de porca.  
Tudo começou com a curiosidade de Erik Stenink, um criador de porcos que leiloou meio quilo do queijo especial para arrecadar fundos para uma organização não lucrativa que apoia crianças com cancer. Um comprador anónimo adquiriu o lote por um preço não revelado.
 De acordo com Stenik na página oficial da fazenda, queijos deste tipo não são comuns no mercado devido à dificuldade de produção. "É muito difícil ordenhar porcas. Para fazer o queijo é preciso dez litros de leite, o que leva uma semana de trabalho na ordenha". Também explicou que o leite de porca tem alto teor em proteína, o que exige um cuidado extra na preparação do queijo, cujo sabor foi descrito como um pouco salgado e arenoso.
Por conta de todo o trabalho, Stenik não pretende produzir um novo lote do queijo, a não ser que ofereçam um bom dinheiro para isso: mil e quinhentas libras (cerca de R$ 8.500) seriam o suficiente para fabricar um quilo do ingrediente, segundo ele. "Mas é muito trabalho fazer isso sem ter uma encomenda", comentou para o jornal inglês "Daily Mail".
“Recentemente, tentamos ordenhar as porcas. Estamos muito felizes com tudo e se alguém pagar, podemos fazer um quilo, mas é muito intensivo sem um pedido”, disse Erik. A primeira tentativa de fazer queijo de leite de porca foi um fracasso. “Nosso fabricante de queijo local estava nos ajudando e não sabíamos como fazer isso, perdendo muitas horas. Porcas produzem menos leite em comparação a vacas: a cada duas horas elas liberam o leite por cerca de 30 segundos. Tem que ser rápido. Se você quiser coletar dez litros, é necessário esperar pelo menos 40 horas”, relatou.
Com o fracasso da primeira tentativa, da segunda vez, eles criaram uma mistura de dois litros de leite de porca e oito litros de leite de vaca.
“Felizmente funcionou e conseguimos fazer cerca de meio quilo de queijo de porca. Cerca de 250g foram para os membros da equipe no Palácio Piggy e para os visitantes. Havia um homem, da loja de queijos mais vendidos na Holanda, que provou isso. Ele é um pouco salgado, um pouco áspero, como queijo caseiro, e é um pouco leitoso. Foi assim que ele descreveu. Nós pensamos que é bastante singular”, disse. “Se você prová-lo com os olhos fechados, existem diferenças distintas com queijo semiamadurecido. Nós pensamos que é um pouco mais salgado e mais cremoso. Ele dissipa-se rapidamente em sua língua e é granulado”, acrescentou. “Nós não achamos que será um grande sucesso, mas nunca se sabe. Eu considero que ele seja nada mais do que um produto peculiar”, concluiu.

 


O Palácio Piggy é uma fazenda familiar e se orgulha por criar porcos felizes e confortáveis. Os 22 suínos são verdadeiramente mimados com muita lama e uma área de diversão com um escorregador e um trampolim. Cerca de 2.000 pessoas visitam o local anualmente, e mais turistas são esperados por conta do novo queijo.

 Fonte:

<http://www.qualfood.com/index.php/noticias/item/15-o-primeiro-queijo-de-leite-de-porca> 
<http://www.gooru.com.br/fazenda-holandesa-e-a-primeira-do-mundo-a-vender-queijo-feito-de-leite-de-porca/>

Nenhum comentário:

Postar um comentário